Sobre pessoas bonitas, inspirações, amores desmedidos, memórias, elaborações, viagens, fotografias e outros outonos. Sobre o que levo em meu coração, sempre. [licialves@gmail.com]

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Paraíso achado no Alto

Continuando a série Inspire-se!, hoje vou mostrar o relato de uns pézinhos viajantes! Achei o blog da Jamille por acaso e me apaixonei. A sensibilidade das fotos e dos relatos que retratam um dia-a-dia bonito e cheio de luz fazem qualquer um suspirar. Ela é uma dessas pessoas que têm a coragem de ser o que é e a força necessária para lutar por uma vida melhor. Distante de padrões socialmente impostos, Jamille e Luandro buscam criar um caminho mais leve, natural e com muita cor para sua filha Kira. E no meio do processo acabam tocando o coração de quem o destino permite encontrá-los. Se você sonha com uma vida tranquila e cheia de natureza, esse relato é pra você! 

*** 

Bom, sou a Jamille, geminiana e mãe da Kira. Nasci e cresci em Fortaleza - Ceará, terra com a qual tenho um caso arrebatador de amor & ódio (dizem que os verdadeiros amores são assim, né?). Estudei 3 anos de Letras na Universidade Federal do Ceará, um curso que eu realmente amo. Sempre gostei muito de escrever, então não tive muita dúvida na hora da escolha. Eu adorava as aulas, mas nunca me via sendo professora, queria fugir daquele meio. E sabia também que eu não iria morar em Fortaleza por muito tempo, sabia que eu ainda tinha muito lugar pra andar e chamar de casa. Eis que em 2012 eu descobri que ia ser mãe. Tudo mudou. Eu não tive dúvidas e, naquele momento, diante de tanta coisa nova, já sabia que era a hora de partir de Fortaleza. Hora de procurar outro lugar, um lugar mais tranquilo, mais perto da natureza, com um ritmo mais leve. Eu sentia que devia isso a ela, coisa que na cidade grande eu não estava conseguindo. Vivia sufocada por ônibus, assaltos, pressa pra chegar na aula, stress por chegar atrasada, ego... Eram tantas coisas que eu acabava esquecendo de olhar pra mim. Com a notícia de que eu ia ser mãe, tudo ficou bem claro na minha cabeça e, mesmo tendo que ficar longe da família, decidimos partir (com o coração apertado de saudade). Minha família sempre me apoiou muito na nossa escolha, mesmo morrendo de saudade.



Conheci o Luandro na casa de um amigo muito querido, foi algo muito natural e repentino. Ele é de Minas, mas veio pra Fortaleza estudar Cinema. Estudávamos a poucos metros de distância e almoçávamos no mesmo lugar todos os dias, mas nunca tínhamos reparado um no outro. Nos conhecemos e nunca mais nos largamos. Um ano depois veio a notícia que mudou tudo: construiríamos uma família! Meio desajeitados e inexperientes aceitamos esse desafio da vida com muita vontade e amor. Resolvemos começar uma vida nova, num lugar novo. Tudo para receber essa pequena da melhor maneira possível e proporcionar a ela toda a naturalidade e simplicidade que uma criança deve ter.

Pra isso, nos planejamos. Luandro passou um ano na Coréia do Sul estudando, e lá conseguiu juntar um dinheiro bom pra gente começar a realizar esse sonho. Eu comecei a trabalhar em casa mesmo, com artesanatos. Passar um ano do outro lado do mundo do Lu não foi fácil, mas estamos colhendo os frutos desse esforço hoje.

A escolha da cidade não foi muito difícil. Luandro queria ir pra Chapada Diamantina (que ele já visitou algumas vezes) e eu tenho uma amiga fotógrafa que morava na Chapada dos Veadeiros. Eu sempre babava nas fotos da Chapada que ela postava, e um pedacinho de mim sempre viajava junto com as imagens. Quando dei a sugestão pro Lu, ele topou na hora. Então fizemos a mala e fomos pra essa tal Alto Paraíso, sem nunca ter visitado antes. Brinco que fomos "com a Kira e a coragem" pra um lugar novo, começando uma vida nova, longe de família, amigos... Mas sabíamos que ia valer a pena.

Com nosso dia-a-dia bem diferente da vida em Fortaleza, fui conhecendo um mundo novo. Um mundo que eu achava ser impossível. Um mundo onde as pessoas que não te conhecem na rua te dão bom dia, um mundo em que eu tinha um jardim pra cuidar e colocar todo o amor e carinho ali, deixar a Kira brincar na terra, andar na rua prestando atenção nos tucanos e araras voando... Tudo aquilo me parecia tão mágico, tão novo, que eu comecei a escrever. Aí surgiu a ideia do blog, onde eu mandaria notícias para todos os queridos que estão longe e contaria um pouco de como essa mudança tava melhorando nossa vida.

Nossa vida aqui é bem diferente do que tínhamos na cidade em todos os aspectos. Em dia-a-dia, em rotina, em dinheiro... Aqui aprendemos a viver com o mínimo. Moramos numa casinha a 12km (pegando estrada de terra) de Alto Paraíso, então nossos gastos diminuem muito porque estamos "afastados" da loucura de consumismo da cidade. Posso dizer que em cidade você não acha nem um barraco pelo preço do aluguel da nossa casa. Não pagamos água (porque a água vem diretamente do rio) e a conta de luz, como é área rural, vem bem barata. Nosso luxo aqui é ter internet e computador. Esse é nosso ganha-pão atualmente, o que tá dando pra manter as despesas tranquilamente.

Mas nem tudo são flores, também. As vezes bate uma saudade imensa da minha família, da convivência, da praia, do calor... e até do caos da cidade! Mas nessa hora eu respiro fundo e vejo a Kira aqui, crescendo toda feliz, e vejo que isso, pra ela, não tem preço. Ela tá tendo uma oportunidade incrível de crescer em volta de natureza, tomando banho no rio, pegando frutas do pé, brincando na terra... E ela ama isso tudo! E nós mais ainda... :)


Essa mudança não é só nossa, tenho certeza disso. Até minha mãe já cogita a possibilidade de vir morar aqui! Isso é incrível demais pra mim! Fico explodindo de alegria quando vejo alguém que tem essa vontade de mudar, de ter uma vida mais simples que o convencional. Por isso escrevo, pra dar a coragem que falta nessas pessoas. Pra mostrar que, sim, é possível ter uma vida mais tranquila e mais pura, em contato com a natureza, num ritmo mais desacelerado.

Não costumamos fazer muitos planos, mas uma coisa que estamos querendo muito é fazer um mochilão com a Kira. Essa ideia requer um pouco mais de tempo, de planejamento e mais dinheiro, então vamos esperar ela crescer mais um pouco. Enquanto isso, ficaremos aqui, sem pressa de ir embora.



fotos: acervo pessoal

***

Quer conhecer mais sobre essa linda família e se inspirar a ter uma vida mais natural e sustentável? Segue ai:

Um comentário:

Surprise me and leave me a smile. Surpreenda-me e deixe um sorriso :)