Sobre pessoas bonitas, inspirações, amores desmedidos, memórias, elaborações, viagens, fotografias e outros outonos. Sobre o que levo em meu coração, sempre. [licialves@gmail.com]

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sobre como uma viagem pode mudar sua vida por completo!

Começa hoje a série 'Inspire-se!'. Nessa série, contaremos o relato de várias pessoas que viajaram e modificaram o mundo e a si mesmas de alguma forma. Os nomes da lista foram escolhidos com muito carinho e por motivos bem específicos. A ideia é que possamos alargar nossos horizontes através dos olhares dessas pessoas incríveis. cada história conta um pouquinho sobre os sonhos delas e como fizeram para atrelar suas aspirações e ideias a propósitos maiores! 

e essa é a história da Lorena, uma menina de 20 anos que tem levado beleza e motivação por onde passa, com seu sorriso largo e seu coração cheio de disposição! 

* * *

Eu me chamo Lorena Stephanie, tenho 20 anos. Sou cearense, estudo Psicologia e sou apaixonada por trabalhar com pessoas. Comecei a realizar trabalho voluntário oficialmente aos 18 anos e foi quando eu aprendi que quanto mais tempo eu invisto em uma causa que acredito, mais eu cresço e me desenvolvo como profissional e como ser humano.

Entrei na Universidade aos 17 anos e estava descobrindo um mundo novo, procurando por desafios que me tornassem uma pessoa melhor. Foi então que fiquei sabendo que uma prima minha tinha ido para a Romênia desenvolver um projeto social na área de Educação Cultural, achei aquilo incrível, principalmente quando conversei com ela sobre as diferenças culturais que ela tinha vivido, sobre o domínio de um novo idioma e outras experiências que ela viveu por lá.

Então, ela me apresentou a AIESEC, uma organização global, sem fins lucrativos,  gerida inteiramente por jovens universitários, que promove experiências internacionais com o objetivo de desenvolver liderança em jovens para alcançar a paz mundial e o desenvolvimento das potencialidades humanas. Uau.

Realmente me conectei bastante com a proposta da organização e era exatamente o que eu estava buscando, me desenvolver enquanto desenvolvia outras pessoas. Lembrei bastante de uma frase do Aristóteles que diz “onde cruzam meus talentos e paixões com as necessidades do mundo, lá está o meu caminho." (Aristóteles)

Foi então que eu decidi buscar a AIESEC e fazer meu intercâmbio voluntário. Talvez não fosse o melhor momento da minha vida, talvez eu não tivesse tanto dinheiro assim, mas se eu não tomasse uma decisão, nunca ia acontecer. Lembro que a partir disso, foi tudo muito rápido, logo entrei no sistema e comecei a buscar meu projeto.

Eu queria ir para a África, encontrei projetos bem legais lá, mas um dia estava pesquisando em grupos internos da AIESEC e vi uma postagem de uma brasileira muito feliz por ter ido pra India. Parei pensei em voz alta, “India.” Por que não? Já tive que explicar algumas vezes porque eu escolhi a India e a explicação mais sincera é que a India que nos escolhe. Lembro que fui conversar com a minha mãe e disse: “Mãe, vou pra India.”  E ela respondeu: “Pra onde?” com aquela esperança de mãe que eu pudesse dizer algum destino menos exótico.




Quando eu dizia com completa empolgação para os meus amigos, que estavam sonhando em ir pro Canadá ou pros EUA, que eu estava indo pra India por dois meses para realizar um projeto social, eles não entendiam muito bem. Foi, então, que durante as férias do meio do ano de 2012, eu agreguei uma experiência fantástica ao meu currículo e a minha história de vida.

Então, aos 18 anos eu entrei na AIESEC como membro e realizei o meu intercâmbio social pra a India, onde desenvolvi dois projetos, um na área de Educação Cultural e  o outro na área de Direitos Humanos.

A Índia é um país completamente diferente e por isso tão especial, além de ter convivido com pessoas de diversas nacionalidades durante o meu projeto, também tive a oportunidade de viver em um país com diversas religiões, línguas, comidas, tradições, bem diferentes do que eu acostumava a ver no Brasil. Todo esse choque cultural me fez entender que mesmo que as pessoas pensem, ajam e se relacionem de maneira diferente, no final somos todos cidadãos do mundo.

O mais importante de toda a experiência, com certeza, foi a mudança, mesmo que pequena em um primeiro momento, que o meu trabalho impactou na vida de pessoas lá. No meu primeiro projeto, eu dava aula sobre cultura brasileira para crianças de algumas escolas de Calcutá. Era muito interessante vê-los descobrindo sobre a cultura de um país tão atrativo como o Brasil e me oferecendo em troca todo o carinho da cultura indiana. Até hoje mantenho contato com muitos dos meus alunos e alguns conversam comigo algumas pequenas frases em português, pois se desafiaram a aprender depois que eu estive lá.

Já o meu segundo trabalho era ensinar inglês para crianças carentes de 3 a 5 anos em um ONG. Essas crianças estavam morando lá integralmente e tinham sido tiradas das ruas, da guarda dos pais por abuso ou mal tratos ou por diversas outras razões que nem vale a pena lembrar. Quando eu mostrava no globo de onde eu era, elas me perguntavam se eu tinha vindo do outro lado do mundo só pra cuidar delas. Foi nesse momento que eu percebi que não precisava ter um background extenso para estar ali, mas ser um outro ser humano preocupado em oferecer algo bom pra elas e em troca ganhar uma experiência muito rica de transformação pessoal. Esses momentos me ajudavam a me manter bastante motivada a realizar o meu trabalho!

Bom, essa é um pouco da minha história de intercâmbio, como a de muitos outros jovens que resolveram sair das suas zonas de conforto e liderar a sua jornada mundo a fora.

Hoje, aos 20 anos, sou Presidente da AIESEC em Fortaleza e lidero quase 100 jovens, além de já ter tido a oportunidade de representar a AIESEC em alguns países, como México, Rússia, Bélgica e o próximo destino será Taiwan. Os meus próximos passos de carreira ainda estão conectados com a AIESEC, a conclusão da minha faculdade e continuar trabalhando com algo que gere uma mudança positiva no mundo.


fotos: acervo pessoal




Lorena Stephanie (lorena.stephanie@aiesec.net)

* * *

Se você se interessou e quer saber mais sobre o trabalho que a AIESEC desenvolve, veja clicando aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Surprise me and leave me a smile. Surpreenda-me e deixe um sorriso :)